Computadores O que é um Computador e para quê ele serve?

O que é um Computador e para quê ele serve?

0 199

O verdadeiro conceito para “computador” ele tem que ser de pequeno porte e de baixo custo, tem que se destinar ao uso pessoal ou por um pequenos grupo de pessoas (exemplo a família). Carinhosamente, 85% das pessoas chamam o computador de PC, que significa Computador Pessoal (derivado do inglês Personal Computer).

Essa expressão PC ou Computador Pessoal é utilizado para denominar os computadores de mesa (que chamamos também de Desktops), Laptops (notebook e netbook) ou Tablets PC’s, e que tem que está utilizando algum dos mais variados tipos de Sistemas Operacionais que existe, para ele poder funcionar corretamente. Tome nota que os Sistemas Operacionais mais usados são o Microsoft Windows, os baseados em Linux e o Mac OS X, que são baseadas nos processadores x64, x86 e PowerPC. Esses são os que iremos dar maior ênfase aqui na PC Web.

Aqui na PC Web iremos usar o termo PC apenas para computadores pessoais que são derivados do modelo da IBM, porque ele vem sendo utilizado desde meados de 1981.

Como disse, a discussão sobre o termo “Computador Pessoal” vem de muito tempo, por causa da forte campanha publicitária daquela época, portanto alguns dispositivos como os palmtops, celulares, dispositivos móveis (com funções similares), todos eles se encaixam no termo “Computador Pessoal” infelizmente. Mais gradativamente, as pessoas estão identificando os verdadeiros termos usados a outros dispositivos como os citados anteriormente. Essa é uma de nossas metas aqui na PC Web.

Simplificando a história do computador

Não tem como falar sobre computador sem citar o pioneiro dessa grande história. Que no final dos anos 70, os computadores que reinavam era os mainframes, que são aqueles computadores enormes e que eram trancados em salas refrigeradas e poucas pessoas sabiam utilizá-lo (vide imagens abaixo). Quem tinha aqueles computadores eram as grandes empresas e alguns bancos.

Mas, segundo o Computer History Museum, o primeiro computador pessoal foi o Kenbak-1 lançado em 1971, ele tinha 256 bytes de memória e na época valia US$ 750, ele foi projetado para uso educativos, somente para demonstrar como um computador de verdade funcionava. De lá para cá, foram surgindo cada vez mais novos componentes, e em consequência foi dando origem a novos computadores, cada vez mais potentes.

Os componentes do computador

Deixando a história um pouco de lado, hoje em dia os principais componentes de um computador são: placa mãe, processador, memória RAM, disco rígidodispositivo ópticofonte, monitor, teclado e mouse. A definição da IBM para PC, seria uma junção de várias peças construídas por várias empresas. Mas sabemos que empresas como a Dell e HP não fabricam todas as peças, elas apenas integram as peças compradas de outras empresas em seus computadores. Para explicar como funciona, vamos tomar um exemplo, suponhamos que um computador da Dell pode ser integrado com um processador da Intel e nesse mesmo PC uma placa mãe da Asus, com uma placa de vídeo da nVidia, um disco rígido da Samsung, e por aí vai. Mais também existe empresas que fabricam essas peças, como a Compaq.

O mercado para algumas dessas peças de computadores está bastante concorrido, atualmente, as empresas Intel e AMD disputam acirradamente para quem fabrica o melhor processador, as empresas ASUS e Gigabyte disputam para quem fabrica a melhor placa-mãe, para as memórias RAM a briga fica com a Kingston e Corsair, os discos rígidos ficam por conta da briga da Seagate e Hitachi, e sem dúvida, a melhor disputa de todos os componentes é a da nVidia e a ATI pela briga de quem fabrica a melhor placa de vídeo.

Já na questão dos sistemas operacionais, uma disputa (que essa com certeza nunca vai acabar) fortíssima existe entre o Windows (desenvolvido pela Microsoft), Mac OS desenvolvido pela Apple e o Linux (um kernel derivado do Unix que foi desenvolvido por Linus Torvalds).

Benefícios e malefícios do computador

O computador traz muitos benefícios para a vida dos seres humanos, pois por causa deles, os recursos as modernas tecnologias estão cada dia mais difundido pelo mundo todo. O computador pode ser usado por pessoas de todas as idades, pois com ele as pessoas podem aprender se comunicar, fazer trabalhos, jogar, conhecer pessoas distantes. Sem esquecer que atualmente a maioria dos empregos exigem do profissional o manuseio do computador. A informatização está tão grande que é quase impossível viver sem o computador, pois com ele as pessoas podem fazer várias coisas de acordo com a necessidade de cada um.

Mais como todo benefício sempre tem um malefício, o computador pode ser também muito prejudicial a saúde, um risco comum é a exposição excessiva dos olhos a radiação luminosa do monitor, que pode causar doenças nos olhos, e consequentemente, causar problemas de visão. Outro risco – e creio que 85% das pessoas que usam o computador frequentemente tem – é problemas na coluna em consequência da postura errada ao usar o computador. Portanto, fique ligado e corrija já sua postura (vide imagem abaixo).

O computador também pode trazer um benefício ainda maior, ganhar dinheiro utilizando-o, e você aprenderá aqui na PC Web como fazer tal façanha. ;)

SIMILAR ARTICLES

0 35

0 14

0 148

NO COMMENTS

Deixe seu comentário